contabilidade curitiba, escritorio de contabilidade, contabilidade em curitiba

Marketing Business to Business (B2B) – uma visão geral

O que é “Marketing Business to Business”?

Vamos primeiro entender o significado dos negócios.

Qualquer organização ou empresa ativamente envolvida na transação de bens e serviços para os consumidores / usuários finais é conhecida como empresa.

contabilidade curitiba, escritorio de contabilidade, contabilidade em curitiba

Como o nome sugere, “Business to Business Marketing” (B2B Marketing) refere-se à troca de bens ou serviços ou de ambos entre duas empresas (organização / empresa). O “marketing entre empresas”, também conhecido como marketing industrial, envolve a venda de bens e serviços de uma organização para outra que, por sua vez, os vende ainda mais aos consumidores ou os utiliza para apoiar seu próprio sistema.

Na linguagem dos leigos, o marketing entre empresas não passa de transação de bens e serviços entre empresas / organizações / firmas.

A transação entre um fabricante e um atacadista geralmente é feita no Marketing Business to Business e necessita de um escritório de contabilidade.

Comunicação Business to Business

A comunicação é um meio forte que não apenas conecta a organização com os usuários finais, mas também os funcionários de uma organização com os funcionários de outra organização / empresa. As mídias sociais, a Internet e assim por diante conectam uma organização a outra e estão sujeitas a várias formas de comunicação entre empresas.

Qualquer comunicação feita entre funcionários de duas organizações é chamada de Comunicação Business to Business.

contabilidade curitiba, escritorio de contabilidade, contabilidade em curitiba
Business People Having Board Meeting In Modern Office

Exemplos de comunicação entre empresas

Uma organização A vende o serviço de SMS em massa para a organização B e C. A organização A vende seus serviços apenas para outras organizações e não diretamente para os consumidores. Um exemplo de comunicação entre empresas.

Funcionários da organização A usam uma contabilidade Curitiba e vários modos de comunicação para interagir com a organização B e C. A comunicação pode ser por e-mail, sites de redes sociais, apresentações ou mera interação verbal. As organizações B e C podem usar os serviços da organização A para apoiar suas próprias operações ou vender diretamente aos usuários / consumidores finais.

contabilidade curitiba, escritorio de contabilidade, contabilidade em curitiba

De onde surge a demanda no mercado empresarial?
Vamos voltar ao exemplo anterior.

As organizações B e C não precisariam do serviço da organização A se não houver demanda entre usuários finais ou consumidores. Em palavras mais simples, um aumento na demanda de um determinado produto entre os consumidores cria demanda no mercado comercial.

Vamos entender o mesmo com a ajuda de um exemplo:

A organização P vende móveis (mesas, estações de trabalho, armários) para vários escritórios da cidade A. A organização P não lida com os usuários finais. O reconhecimento P não sobreviveria se novos escritórios não fossem abertos na cidade A. Os novos escritórios só abririam quando cada vez mais pessoas são educadas e haveria uma demanda subjacente de consumidores para abrir novos escritórios para que eles ganhassem pão e manteiga. A necessidade no mercado consumidor é responsável por desencadear a demanda no mercado empresarial. Nenhuma empresa pode sobreviver isoladamente. Todo e qualquer negócio está interligado.

Tamanho do Marketing Empresarial

Segundo Hutt e Speh, o marketing comercial e uma contabilidade em Curitiba constituem o maior mercado. O crescimento do marketing de negócios também indica um crescimento da economia. A Organização D compraria cada vez mais aparelhos eletrônicos como geladeira, televisão e aparelhos celulares da Organização F – um caso de marketing comercial entre empresas apenas se o poder de compra do consumidor aumentar. Os consumidores poderiam gastar uma parte substancial de sua renda em aparelhos eletrônicos / bens de luxo somente quando seus salários aumentassem.

O marketing Business to Business ajuda a satisfazer as necessidades / demandas de outras organizações, embora principalmente a necessidade surja apenas dos consumidores / usuários finais.

Marketing de negócios versus marketing de consumidor

Marketing de negócios: Marketing de negócios refere-se à venda de produtos ou serviços ou de ambos por uma organização a outras organizações que revendem os mesmos ou utilizam para oferecer suporte ao seu próprio sistema.

Marketing de consumidor: por outro lado, refere-se à transação de bens e serviços entre organizações e clientes em potencial.

contabilidade curitiba, escritorio de contabilidade, contabilidade em curitiba

As definições acima de marketing de negócios e marketing de consumidor destacam a diferença entre os dois termos comumente usados ​​em marketing (B2B e B2C). Os profissionais de marketing de negócios não entretêm os consumidores que compram produtos e serviços para seu uso final. Eles lidam apenas com outras empresas / firmas para vender seus produtos.

Nos mercados consumidores, os produtos são vendidos aos consumidores para uso próprio ou por membros da família.

Os produtos no mercado consumidor são categorizados em:

Bens de consumo em movimento rápido (abreviado como FMCG)
Bens de consumo em movimento rápido são itens vendidos rapidamente para os usuários finais, geralmente a custos nominais. Exemplo – Bebidas gaseificadas, itens de mercearia e assim por diante.

Consumíveis duráveis

Os bens que um consumidor usa por um período considerável de tempo, em vez de consumir em um uso, são classificados em Consumíveis Duráveis.

Os bens de consumo duráveis ​​são categorizados em – Artigos Brancos e Artigos Marrons

Artigos Brancos – (Geladeiras, Microondas, aparelhos de ar condicionado e outros) (Principalmente todos os eletrodomésticos)
Brown Goods – (Televisão, CD Players, Rádio, Consoles de Jogos (Usado principalmente para entretenimento e diversão)
Soft Goods
Produtos leves são produtos com ciclo de vida mais curto e seu valor diminui após cada uso. Camisas, roupas e sapatos de ovo.

Exemplos de Marketing de Negócios (marketing industrial)

Móveis de escritório (armários, mesas, estações de trabalho, gavetas) – O usuário final não compra estações de trabalho para uso próprio em casa.

contabilidade curitiba, escritorio de contabilidade, contabilidade em curitiba

Serviço SMS em massa (utilizado por organizações)

No marketing comercial, os profissionais de marketing lidam com um número menor de indivíduos, em comparação com o marketing ao consumidor, onde é preciso lidar com o mercado de massa. Geralmente, um único funcionário de uma organização seria designado para lidar com o funcionário em questão da outra organização (cliente). Ele não precisa interagir com toda a organização.

A Organização A vende laptops e desktops para a Organização B (caso de marketing B2B). O Tom da Organização A precisa lidar apenas com o profissional de TI ou o representante da administração.

As organizações que lidam com os consumidores precisam interagir com cada indivíduo que é um usuário final em potencial.

O marketing industrial é mais focado em comparação ao marketing ao consumidor.

Os profissionais de marketing de negócios geralmente lidam com funcionários sofisticados, ao passo que não é de todo necessário que todo usuário final no mercado consumidor responda educadamente aos profissionais de marketing. Os compradores de empresas geralmente são educados e bem informados. No mercado consumidor, seu comprador pode ser educado, sem instrução, mão de obra e assim por diante. Os profissionais de marketing de negócios precisam ser bem falados e polidos. Eles devem ter uma personalidade agradável e um bom poder de convencimento.

Os profissionais de marketing de negócios precisam ser extremamente cuidadosos com seu modo de comunicação. Os e-mails trocados com os clientes devem ter um assunto apropriado. Os e-mails com assunto irrelevante geralmente não são lidos pelos clientes. No marketing comercial, os profissionais de marketing devem enviar e-mails personalizados. SMS em massa ou mala direta em massa não funcionam no marketing comercial. No marketing para o consumidor, os produtos podem ser promovidos por meio de publicidade, panfletos, brochuras, estoques ou simplesmente malas diretas.

Há um número menor de compradores de empresas em comparação com as pessoas que compram para uso final.

 

Referência


Advertisement